CACHAÇA HOF “ALMA DA SERRA” TENNESSEE WHISKEY.
A já famosa e reconhecida cachaça “Alma da Serra”, reconhecida em inúmeros concursos nacionais e internacionais de qualidade vem apresentar sua nova versão: envelhecida em tonéis de carvalho americano anteriormente utilizadas no envelhecimento de Whiskey.
O DESENVOLVIMENTO ACOMPANHADO
Em virtude de nossa satisfação e paixão pelo carvalho como madeira ideal para destilados finos, adquirimos 6 barricas procedentes de uma destilaria de renome mundial, utilizados na elaboração do mais famoso Tennessee Whiskey. Estes barris foram preenchidos com uma cachaça cuidadosamente bidestilada em alambique de cobre há exatamente 1 ano, sem qualquer mistura ou adição de cachaça nova (ainda que permitido pela legislação), o que confere a designação de cachaça premium.
Em evento especialmente organizado para jornalistas e especialistas na área, em 16/11/2016, foi realizada a colocação da cachaça nos barris e entregue uma amostra inicial a cada participante.
A evolução desta bebida pode ser conferida 6 meses após, quando foram entregues novas amostras aos participantes, de forma que cada um pode conferir cor e sabor transmitidos à bebida naquele meio ano de envelhecimento.
Pessoalmente já provamos a cachaça, agora com 1 ano e o resultado nos deixou muito animados e que gerou diversos lotes muito especiais desta versão da Alma da Serra envelhecida em barris de Tennessee Whiskey agora ao final de 2017.
O barril de Whiskey, que passa por intenso processo de tosta antes de receber a bebida, emprestou à cachaça uma leve adstringência, acrescida das notas de baunilha que o carvalho sempre libera. Mas a suave picância da cachaça ainda está lá. “Os barris são usados para armazenar Whiskey uma única vez e, portanto, a madeira ainda não está exaurida quando ele é descartado pela destilaria. Há uma tendência mundial de reutilização dessas madeiras para envelhecer outras bebidas. Pensamos: ‘Por que não nossa boa e honesta cachaça'”, diz o sommelier Waldemar Sto, que presta consultoria à Hof.
Cerca de 1900 garrafas da Alma da Serra Tennessee Whiskey Barrel chegam ao mercado, mas uma parcela deve ficar guardada dentro do carvalho por mais dois e quatro anos, gerando uma série especialíssima. Enquanto isso, outras experiências vão sendo feitas na Hof, como o envelhecimento em barris onde estiveram whisky de Islay, ilha britânica conhecida por fazer algumas das bebidas de caráter mais defumado do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário