sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Confraria busca roteiros alternativos e descobre tesouros da gastronomia

08/09/2016 Gastrovia Turismo e Gastronomia


Sim, o interior de São Paulo, mais especificamente a RMC - Campinas, esconde algumas preciosidades gastronômicas e não estou falando da grande rede de restaurantes de Campinas, com opções variadas para diferentes bolsos e paladares. São tesouros que ainda estão "fora do mapa" da gastronomia!

O grupo formado pela Confraria da Cerveja, sob o comando de Waldemar Sto, embarcou em mais um passeio organizado pelo BeerTripSP. As cervejas especiais foram apenas a primeira afinidade, pois, o grupo ampliou seus interesses para várias áreas da gastronomia, além das cervejas, jantares harmonizados, compras coletivas, roteiros turísticos entre outros assuntos relacionados ao prazer de sentar à mesa com amigos e se fartar com sabores, cores, aromas e histórias. Desta vez, os confrades visitaram a Fazenda Atalaia em Amparo, a Drotmund Bier e a Hof Microdestilaria, ambas em Serra Negra.  São produções artesanais, que claramente focam na diferenciação de seus produtos pela qualidade superior, e isso é o que importa!

Primeira Parada: Fazenda Atalaia

A fazenda com sua sede construída no fim do século XIX é um cenário belíssimo que guarda lembranças da cultura de café, e que hoje dá espaço à produção de queijos diferenciados e artesanais. Tal processo resultou numa qualidade impar dos produtos que chamou atenção de renomados chefs e restaurantes, como Alex Atala, que utiliza seus queijos no premiado restaurante DOM.
O portfólio da fazenda Atalaia é vasto, desde manteigas, iogurtes, mussarelas e outros queijos e derivados com menos complexidade de produção, até os queijos Tulha, Mantiqueira e Mogiano, que passam pelo processo de maturação de até 18meses, em ambiente com temperatura e humidade controladas.

Fomos recebidos pelo Paulo, que nos mostrou toda gama de queijos e nos contou sobre seu processo de produção e maturação, além é claro, de nos proporcionar a degustação de todos seus produtos, que podem ser adquiridos alí mesmo.... Um passeio enriquecedor, do ponto de vista cultural e gustativo.
Os produtos da fazenda Atalaia têm uma restrita distribuição em comércios de Campinas e São Paulo, mas, vale a pena entrar em contato com eles para verificar onde e como podem ser adquiridos.
 
Segunda Parada: Dortmund Bier

A Microcervejaria Artesanal localizada em serra negra,  tem um espaço de dar inveja à todos cervejeiros que nutrem o sonho de produzir cervejas artesanais, muito bem instalada e com um BrewPub bem legal com opções das cervejas produzidas na casa e mais uma grande quantidade de rótulos nacionais e importados, além de um bom cardápio e um excelente atendimento. Abre de sexta à domingo.

Nossa segunda parada foi rápida e apenas com o objetivo de pegar cervejas para o churrasco na microdestilaria Hof, certamente o local merece mais tempo para avaliação minuciosa!
Por hora, nos deleitamos com a cerveja The White IPA, que foi lançada em comemoração aos 2 anos da cervejaria Dortmund, Inicialmente como sendo sazonal, mas devido ao enorme sucesso passou a integrar a linha das cervejas. Um mix de estilos que combina as especiarias do estilo witbier e o frescor do trigo, com os lúpulos potentes e aromáticos das melhores cervejas do estilo American India Pale Ale.  Amargor na medida certa, com seus 50 IBUs, e muito dry-hopping de Cascade e Sincoe.

Claro que não podia faltar a Dortmund Pils, coloração amarelo-ouro, espuma de boa formação intensa e persistente, encorpada, aroma suave de malte, amargor equilibrado e sensação residual de lúpulo.

Terceira Parada: Hof Microdestilaria

Fiel ao lema “Tradição e Modernidade”, a Hof mantém a fabricação de antigas receitas com o uso da menor tecnologia possível, visando alto nível de qualidade, sempre respeitando as mais exigentes normas técnicas de produção de bebidas, essa é a Hof microdestilaria.

Localizada na área rural de Serra Negra, a Hof tem uma gama de cachaças e licores de altíssimo nível de qualidade, conquistando a medalha de ouro no Spirits Selection Brasil 2014 promovido pelo Concurso Mundial de Bruxelas, com a cachaça “Alma da Serra” – Carvalho Americano, uma preciosidade que descansada em barril de carvalho americano com sabor apurado e textura marcante.
Nessa parada, além de conhecer o processo de produção da microdestilaria, participamos de um churrasco de cordeiro, organizado por nosso guia Waldemar e pelo proprietário, Martin Braunholz, onde pudemos degustar as várias cachaças e licores produzidos pela Hof, dentre elas, tivemos o privilégio de conhecer a “Sortilégio”, uma cachaça que passa pelo processo de infusão de especiarias, conferindo sabores únicos que em breve estará à disposição do consumidor.

Martin e sua família gerenciam todo processo de produção e além de ser um excelente anfitrião, transmite ao visitante toda a paixão, conhecimento e esmero empregado na microdestilaria.
O novo destilador da Hof é o que tem de mais moderno e o mesmo utilizado pelas melhores produtoras de uísques escocês, claro, em tamanho maior. A microdestilaria é aberta à visitação aos sábados e domingos das 10 às 18h e seus produtos podem ser adquiridos no local, além de contar com distribuidores em Campinas e São Paulo.

Aos que gostam de tais “expedições gastronômicas”, elas acontecem com a organização do sommelier e gastrônomo Waldermar Sto, em uma confortável Van conduzida por um motorista profissional. Claro que você pode ir sozinho, mas, com a visitação guiada pelo Waldemar, o passeio torna-se uma experiência enriquecedora!

 Anote!

Fazenda Atalaia
Endereço: Rodovia SP 352, Km 137,3, 13.900-970 Amparo
Telefone (19) 3807-5545 / (19) 99110-7793
Email: fazendaatalaia@uol.com.br
Site: https://www.facebook.com/fazendaatalaia

Dortmund Bier
Endereço: Rod. SP 360 km 144,7 s/n - próximo ao posto Shell, 13930-000 Serra Negra
Telefone (19) 3892-1840
Email: cerveja@dortmund.com.br
Site: www.dortmund.com.br

Hof Microdestilaria
Endereço: Rodovia Joaquim Alexandre Zocchio, s/n, Km 04 Serra de Cima, 13930-000 Serra Negra, SP – Brasi, 13930-000
Telefone (19) 9-9722-6090-Leandro (11) 9-7141-1571-Matheus
Email: hof@microdestilariahof.com.br
Site: http://www.microdestilariahof.com.br

Herr Bier
Telefone: (19) 3029-6686
Email: beertrip@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário