sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Os produtores de cachaça mais inovadores de 2019

Depois de beber muita cachaça boa em 2019, decidimos fazer uma retrospectiva e destacar aquelas que chamaram a atenção por trazerem inovação. Confira os produtores de cachaça mais inovadores do ano (Mapa da Cachaça).

Alerta: é bom começar esse artigo dizendo que não fizemos um ranking das melhores cachaças de 2019 – tem muita coisa incrível que degustamos e não vamos abordar agora. O objetivo dessa lista é destacar os produtores de cachaça que mais inovaram em 2019.

A nossa seleção abaixo inclusive traz cachaças de diferentes estilos, preços, conceitos, seria injusto classifica-las por mérito de qualidade, o nosso termômetro é agora outro. Nós queremos falar quais foram os produtores que fugiram do lugar comum e trouxeram novidades que vão impulsionar a categoria como um todo.

O objetivo dessa publicação é destacar a inovação no mercado de cachaça, sem a pretensão de julgar qual a melhor, mas com a vontade de mostrar as novas fronteiras exploradas pelos produtores – seja na forma como estão produzindo suas cachaças ou como as posicionam no mercado.

Acreditamos que essa busca por “fugir do padrão” é causada por uma série de fatores, entre eles:
  • os avanços tecnológicos em todas as etapas de produção,
  • a facilidade de adquirir barris e dornas de madeiras distintas (inclusive com tostas),
  • a aproximação dos produtores de cachaça com outras categorias de destilados como gin, rum e whiskey,
  • a profissionalização e maior reconhecimento de figuras ligadas ao processo de produção, como o mestre de alambique e o master blender (mestre de adega),
  • os avanços da coquetelaria com cachaça,
  • e um entendimento do mercado produtor da necessidade de investir em marketing.

Então vamos aos produtores mais inovadores de 2019:

11. ARBÓREA CARVALHO E MAPLE
Cachaça Arbórea - Várias


10. PARDIN OLOROSO: POWER TO THE MASTER BLENDER
Cachaça Pardin Oloroso

9. GOUVEIA BRASIL: AGUARDENTE 54%
Gouveia Brasil Aguardente 54%

8. RTD DA DESTILARIA HOF: RABO DE GALO ENGARRAFADO
Rabo de Galo Engarrafado da Hof

RTD é a sigla para ready to drink, ou traduzindo: pronto para beber. Essas são bebidas engarrafadas em vidro, bag n box ou latinhas que já vem prontas para consumo, basta refrigerar e colocar num copo (algumas nem precisando de gelo) ou tomar diretamente da embalagem.

De acordo com o ForMarkets, o mercado global de RTD tem a previsão de atingir $17.67 bilhões até 2025, com um crescimento de 7.2% de 2018 a 2025.

A modalidade não é nova no mundo das bebidas alcoólicas, mas vem se popularizando entre os chamados produtores artesanais, e a tendência é crescer ainda mais. A estimativa é um crescimento global de 3.32% de 2019 a 2027 no segmento alcoólico.

Além da comodidade, os RTD permitem aos consumidores a escolha, tanto em termos de variedade de novos produtos inovadores, quanto a opção de consumir bebidas mais saudáveis, com teor alcoólico mais baixo, menos quantidade de calorias e menores volumes.

Entre a RTD lançadas nesse ano no mundo da cachaça a que mais chamou atenção dos editores do Mapa da Cachaça foi o Rabo de Galo da destilaria Hof. Fugindo de buscar uma solução engarrafada para a tradicional caipirinha, os produtores de Serra Negra decidiram criar sua versão RTD do clássico coquetel brasileiro que leva vermute e cachaça.

7. SEBASTIANA, ÁGUA DE ARCANJO, WERNECK: A UNIÃO FEZ A FORÇA NO CANADÁ

6. TIARA BARRIL ÚNICO NA CASA COR
Cachaça Tiara Barril Único


5. PRINCESA ISABEL CANA CAIANA, ESCOLA VARIETAL
Princesa Isabel Cana Caiana

4. NOVO FOGO – PROJETO UN-ENDANGER: SALVANDO ÁRVORES DA EXTINÇÃO

3. PIRAJÁ SANTO GRAU – BLEND COLABORATIVO 2019
Garrafa Pirajá 2019 - Cachaça Colaborativa

2. ENGENHO D’OURO A VÁCUO
Cachaça Engenho D'Ouro Vácuo

1. SANTA TEREZINHA KRAFT
Cachaça Santa Terezinha Kraft

Mapa da Cachaça
20/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário