quinta-feira, 9 de julho de 2020

Gin OLD TOM

Old Tom Gin (ou Tom Gin ou Old Tom) é uma receita de gin popular na Inglaterra do século XVIII. Nos tempos modernos, tornou-se mais raro, mas ressurgiu mais recentemente no movimento "Craft Cocktail". É um pouco mais doce que o London Dry, mas um pouco mais seco que o holandês Jenever.

O nome Old Tom Gin supostamente veio de placas de madeira em forma de gato preto (um "Old Tom") montado na parede externa de alguns bares acima de uma passarela pública na Inglaterra do século XVIII. Devido à mania do gim, o governo britânico tentou conter o fluxo de gim com impostos e licenças proibitivos, o que levou a cena ao submundo. Sob o sinal da pata do gato, havia um slot para colocar dinheiro e um tubo de chumbo. Do tubo, vinha uma dose de gim derramada pelo barman dentro do pub.

O antigo Tom Gin foi fabricado sob licença por uma variedade de destiladores em todo o mundo; no entanto, um foi relançado recentemente pela destilaria de Hayman com base em uma receita original. Desde então, várias outras empresas seguiram o exemplo, como: Booth's; Secret Treasures; The Liberty Distillery; Tanqueray; Langley's; Jensens; Ransom; Master of Malt; The Dorchester Hotel and The London Distillery Company Ltd.

O velho Tom Gin é especificado para o coquetel de Jerry Thomas, chamado Martinez, em seu Guia do garçom de 1887, Como misturar todos os tipos de bebidas simples e sofisticadas. O primeiro registro dele sendo usado no coquetel de Tom Collins foi o livro de 1891, The Flowing Bowl: When and What to Drink.

Desde o final do século 18, o gin tornou-se conhecido principalmente como "Old Tom Gin". Isso foi adoçado principalmente pelo surgimento de açúcar das colônias britânicas, a fim de branquear o gin moderadamente produzido ou adular o paladar doce. No entanto, com o desenvolvimento da destilação contínua na primeira metade do século XIX, a pureza do álcool melhorou e se tornou uma porcentagem maior. Isso levou a um aroma melhor, mas também ao fato de que o adoçante poderia ser reduzido ou desnecessário. Juntamente com o Old Tom Gin, o "Dry Gin" produzido em paralelo se desenvolveu dessa maneira. Para distingui-lo, a adição "sem adição de açúcar" era frequentemente adicionada, bem como o nome "Londres" como indicação de origem - nasceu o "Dry Gin" ou "London Dry Gin".

Ao mesmo tempo, os "Gin Palaces" se desenvolveram na Inglaterra a partir da década de 1820 como sucessores das antigas lojas de gin - uma mistura de loja e bar, generosamente mobiliada com madeira artisticamente projetada, bela iluminação de vidro e gás, que mais tarde se tornou o modelo para os bares vitorianos. Aqui, o mais tardar, a embriaguez descontrolada se tornou uma espécie de ocasião social. Além disso, como mais tarde nos novos bares, com base nos EUA, a arte de boas bebidas se desenvolveu.

No Brasil a primeira destilaria a lançar um “Old Tom”, foi a pequena Microdestilaria Hof de Serra Negra, que desde meados de 2019 suprindo uma lacuna no mercado brasileiro, lançou o gin Boxxer Old Tom. Ainda que lá fora, a versão Old Tom seja comum e parte do leque de ofertas de muitos produtores, no Brasil este tipo de gin não tem sido foco de atenção. Como a HOF considera que nesta versão, mais seca e floral, alguma doçura faria muito bem ao paladar brasileiro, desenvolveu esta versão, aliada a uma tonalidade azulada para se destacar em coquetéis e nas prateleiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário